153 Comentários para este Artigo
Mário Marinato disse, em 11-23-2007 às 21:40:52    

Na faculdade nosso professor costumava dizer que a diferença é que ser eficaz é fazer a coisa certa, e que ser eficiente é fazer certo a coisa.

Ou seria o contrário?

Eder L. Marques disse, em 11-26-2007 às 09:54:38    

O professor era de filosofia? :p

Eu diria que ser eficaz e/ou eficiente não tem muito a ver com certo ou errado. Um matador pode ser extremamente eficaz, e não estará fazendo a coisa certa.

Por isso que prefiro não vincular a certo/errado, mas a realizar ou não a meta (eficaz), e como se deu tal realização (eficiente).

Mário Marinato disse, em 11-26-2007 às 22:01:31    

Era professor de informática.

Ele dizia que ser eficaz é fazer um programa que atenda às expectativas do cliente. Já ser eficiente é fazer um programa que vá além e supere as expectativas. Algo assim.

Eder L. Marques disse, em 11-27-2007 às 09:12:16    

Pronto, em relação a eficácia ele definiu bem. Se cumpriu as expectativas (metas), então foi eficaz.

Mas superar as expectativas nem sempre é bom. Neste exemplo, eu diria que ele foi eficiente se tivesse com o programa pronto antes do prazo, ou que tivesse-o feito com uma quantidade menor de linhas de código, ou coisa do tipo. :)

Abraços.

Mário Marinato disse, em 11-27-2007 às 12:51:17    

Na verdade, era aí que eu queria chegar, mas não soube me expressar. A idéia dele era exatamente esta ai.

Houve um outro que deu um exemplo diferente. Disse ele: “Imagine que vocês divessem a tarefa de tirar todas as cadeiras desta sala e colocar lá no pátio [estávamos no segundo andar]. Se vocês jogassem todas pela janela poderiam até ter sido eficazes, mas passaram longe de serem eficientes.”

A propósito, eu já comentei que estava querendo escrever sobre este assunto para o meu blog, e achei isso aqui a mó coincidência? :o)

Eder L. Marques disse, em 11-27-2007 às 17:30:58    

Exemplo legal este seu. Bem didático. :)

Você ainda não tinha comentado sobre a coincidência não, hehehe. Mas se ainda for escrever sobre o assunto, posta o link nos comentários.

[]’s

Tobias Coutinho disse, em 1-3-2008 às 10:48:29    

Acho que ficou claro aqui o conceito de eficiência e eficácia, onde a eficiência é a melhor maneira possível de se fazer, esse era conceito que Taylor pregava e procurava aplicar em seus funcionários no início do sec. XX, por isso Taylor treinava treinava-os para desempenhar bem uma unica função. Já a eficácia são os resultados obtidos, ou seja, tenho que vender 100 carros por mês se conseguir fui eficaz.

Também queria deixar aqui um comentário que acho muito importante, que é a relevância destes dois conceitos para o nível operacional e gerencial.

No nível gerencial se exije eficácia, pois os gestores tem que apresentar resultados à organização, pois a organização não pede dele como foi que eles fez para alcançar aqueles resultados e sim quais foram os resultados.

No nível operacional se pede eficiência, pois a oraganização quer que o funcionário faça o seu trabalho do jeito correto que já é preestabelecido, já que essa forma já foi pensada para se conseguir bons resultados com ela, consequentemente o funcionário vai ser eficaz.

Evanilde disse, em 6-2-2008 às 17:22:16    

Essa expilcãção me ajudou muito na faculdade,vc explicou de uma maneira bem clara .
Ob.Valeu!!!!!!!

Angela Lima disse, em 6-27-2008 às 14:23:22    

Boa tarde!

Gostaria de entender de forma exemplicada os níveis estratégicos, táticos e operacionais.
Tenho essa dúvida constante, não consigo trazé-lo para o real.

Ajude-me.

Grata,

Angela

Michele disse, em 8-16-2008 às 18:35:01    

Eficiência e Eficácia no contexto administrativo

A impossibilidade de alcançar os melhores resultados sem o vínculo contínuo do planejamento, da ação e do controle é evidenciada na própria definição de eficiência e eficácia. As diferenças entre eficiência e eficácia podem até parecer sutis, mas, na realidade, são extremamente importantes. Principalmente nos dias de hoje, não compreendê-las provoca, sem dúvida, grandes danos ao desempenho e aos resultados de um administrador. Peter Drucker é enfático em afirmar: eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. E complementa: o resultado depende de “fazer certo as coisas certas”. Um administrador, no decorrer de suas atividades, deve alcançar ao mesmo tempo a eficiência e a eficácia. Ser eficiente significa fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade. Simplificando, eficiência é a relação entre os resultados que se conseguiu alcançar e os recursos que se empregaram. Ser eficaz é fazer um trabalho que atinja totalmente um resultado esperado. Em outras palavras, é a comparação entre o que se pretendia fazer e o que efetivamente se conseguiu. Pode-se definir a eficácia como o “fazer bem, as coisas certas” e, acrescentando mais um ponto: “no momento adequado”. A eficácia é mensurada pelos resultados realmente alcançados. Eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água. Para que um administrador seja bem sucedido, seu trabalho precisa alcançar o que se espera, seus objetivos almejados, além de não conter erros demasiados; deve estar o mais correto possível. Se o administrador é eficaz, mas não é eficiente, ou seja, faz o dever certo para alcançar uma meta, mas esse trabalho apresenta diversos erros, então os objetivos têm chances remotas de serem alcançados. Se o administrador é eficiente, mas não é eficaz, ou seja, faz os seus trabalhos com um mínimo de erros, mas ainda sim, falta competência para levá-lo ao alcance das metas, então os objetivos nunca serão alcançados. A eficácia é primordial, imprescindível ao administrador, e a eficiência é desejável. O administrador que é eficiente, porém não é eficaz, nunca alcança os resultados. Ao passo que, aquele que é eficaz, mas não é eficiente tem algumas chances de atingir o sucesso. Segundo Bateman, a eficiência e a eficácia são conceitos importantíssimos na teoria dos sistemas, por exemplo, já que o foco no sistema fechado dos teóricos clássicos enfatiza a eficiência interna da organização, isto é, essas perspectivas dirigiam os melhoramentos apenas para o processo de transformação. A teoria dos sistemas ressalta outra importante dimensão para os administradores: a eficácia. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo. O ambiente externo possui grupos como consumidores, fornecedores, concorrentes e órgãos reguladores. Mesmo uma empresa que tenha dominado as técnicas de administração científica de Taylor e se tornado extremamente eficiente, é vulnerável se não considerar a eficácia de seus resultados. Eficiência é uma potencialidade para produzir um resultado, mas só quando se verifica esse resultado se pode falar de eficácia. Ou seja, alguém pode ser eficiente, por possuir competências para a produção de um resultado, mas ser ineficaz por nada fazer ou fazer pouco para produzir o resultado esperado e possível. Por fim, o administrador que é eficiente e é eficaz sempre atinge resultados positivos.

jose disse, em 8-26-2008 às 12:13:34    

a vida inteira briguei sempre para que professores,intelectuais e pessoas do ramo dessem-me um conceito de preferencia sucinto e esclarecedor a respeito das coisas;o que mais
aparece é confusão!como é fácil as pessoas se
perderem se confundirem sem aproveitar a boa oportunidade para ganhar credibilidade com explicações. Acho que é o velho vício da ambiguidade assolando a maioria que resolve aparecer para dar a sua opinião.É perceptível que as pessoas trocam o direito pela esquerda ou a esquerda pelo direito!talvez sinal dos tempos.Lá vai o samba que não dá mais para dizer nome porque até isso ficou complicado mas queria dizer sobre a confusão demasiada,ou esculhambação.Mas vamos ao tema EFICAZ pelo que pude compreender significa tudo aquilo traz resultados mais qualitativos quer seja de tempo,
produtividade ou de precisão enquanto que eficiencia é tubo aquilo que produz resultados porém sem atigir o mesmo grau de qualidade e de desempenho.Portanto, a diferença reside no grau
de qualidade e de desempenho de uma determinada atividade?

Marcus disse, em 9-4-2008 às 11:35:52    

Jose, na minha opinião não creio que seja bem assim. A diferença não está no grau de qualidade, e sim no aspecto do problema.
No exemplo do poço artesiano, um diretor eficaz define corretamente a quantidade de poços necessários para o abastecimento. Já o gerente eficiente manda cavar nos lugares certos. Um operário eficiente cava corretamente o poço, sem quebrar a broca, por exemplo. O gerente também é eficaz ao dimensionar corretamente a equipe que participará do processo, fazendo o serviço em tempo hábil, e ao locar o equipamento, sem faltar material (o que acarretaria atrasos e desperdício de homens/hora) nem sobrar (o que seria um desperdício financeiro).
Logo, quanto mais próximo do topo da empresa, mais eficaz o profissional deve ser (tarefa de planejamento – nível estratégico), enquanto que o funcionário operacional deve ser mais eficiente (tarefa de execução – nível operacional ou de controle). O gerente fica no meio termo (nível tático).
Creio que isto também cobre o que a Ângela perguntou.

Eder L. Marques disse, em 9-4-2008 às 11:52:18    

Marcus,

Apenas lembrando que o planejamento ocorre no nível tático. No nível estratégico ele ainda não ocorreu.

Para os próximos dias quem sabe publico um artigo sobre Planejamento Estratégico? ;)

Eder L. Marques disse, em 9-4-2008 às 11:52:39    

Marcus,

Apenas lembrando que o planejamento ocorre no nível tático. No nível estratégico ele ainda não ocorreu.

Para os próximos dias quem sabe publico um artigo sobre Planejamento Estratégico, para discutirmos sobre o tema e tirarmos essas dúvidas? ;)

marco disse, em 9-21-2008 às 00:07:35    

Esta definicao é boa

Rene disse, em 2-9-2009 às 02:01:32    

Bom, quando eu estava em meu 1o semestre do curso de Processamento de Dados da FATEC de Taquaritinga, minha professora de ADM deu uma fácil explicação, a qual guardo até hoje;
“Dois caminhões estavam fazendo um trajeto para a entrega de mercadorias, os dois consiguiram efetuar a entrega no horário previsto (Os dois foram EFICAZES) porém, o caminhão A deixou cair 30% da carga e gastou mais combustível… Já o caminhão B completou sua tarefa gastando menos combustível e sem deixar nada para trás, sendo assim mais EFICIENTE”. O que acham? []s

remorais@bsd.com.br

Marilza disse, em 2-11-2009 às 11:49:58    

Gostaria de saber qual a diferença entre gestor e gerente.

Grato

Marilza

paulo cesar disse, em 2-19-2009 às 12:26:06    

Alguem consegue ser eficiente sem ser eficaz?
exemplos se houver.
abs,
PC

paulo cesar disse, em 2-19-2009 às 12:30:31    

Desculpem já encontrei a resposta no texto da Michele em 08/2008.
abs,
Pc

Fernando disse, em 2-21-2009 às 12:24:03    

Rene, a explicação da sua professora não me parece a melhor. Se a tarefa era entregar a carga (pressupõe toda a carga) no horário previsto, ele não foi totalmente eficaz pois deixou cair 30% da carga. Ou seja, não cumpriu a tarefa, só a cumpriria se entregasse toda a carga

César disse, em 3-10-2009 às 10:21:03    

OK, mas é bom que todos entendam que essa diferença entre eficácia e eficiência ocorre num português instrumental, como ficou bem claro e que sob ponto de vista da língua são apenas palavras sinônimas.

charles tezani disse, em 3-14-2009 às 08:25:44    

Achei muito boa a explicação. Me ajudou bastante, pois sempre confundi as expressões. Creio que há algo interessante a mencionar também, e peço que me corrijam se estiver errado… Enquanto a eficácia não é quantificável (não se é mais, ou menos, eficaz), a eficiência é mensurável (alguém pode atingir o objetivo planejado sendo muito, ou pouco, eficiente. Porém, tanto um quanto o outro efetivamente alcança tal objetivo. É isso.

Eder L. Marques disse, em 3-17-2009 às 02:47:45    

Obrigado pela observação César. Realmente o aurélio e outros dicionários trazem eficácia e eficiente como sinônimos. A diferença ocorre no vocabulário empresarial.

Charles, eficácia é quantificável, no sentido de verificar se o resultado foi ou não atingido, embora não possamos dizer que fulano foi mais eficaz que beltrano, se ambos atingiram o resultado.

Dai entra a eficiência, que também é mensurável e está relacionada ao processo, a como as ações foram realizadas na busca da eficácia.

Marcio Costa disse, em 3-26-2009 às 10:17:43    

Um exemplo: Peço que vc tome banho e use nos seus cabelos compridos um creme que o deixara macio e cheiroso.Nas instruções vc deve deixar o creme por dez minutos e depois enxaguar. Vc entra no banheiro liga o chuveiro e lava o corpo, depois lava o cabelo e usa o creme. Espera dez minutos enxagua e desliga o chuveiro. Resultado: vc esta limpo e seus cabelos macios e cheirosos.vC foi EFICAZ.
Para ser eficiente vc deveria depois de ler as instruções, ligar o chuveiro lavar os cabelos aplicar o creme e nos dez minutos que ele deveria descansar, vc lavaria seu corpo. No final do processo vc estaria igualemnte limpo e seus cabelos macios e cheirosos, mas teria economizado dez minutos de seu tempo, uma grande quantidade de agua e de energia eletrica. Vc foi EFICIENTE!

daiane souza disse, em 4-15-2009 às 15:34:24    

o eficiente sabe utilizar os recursos da melhor maneira , ênfase nos meios .
o eficaz atinge resultados , ênfase no fim .
segundo a minha professora de TGA .

Sâmara disse, em 5-12-2009 às 23:38:01    

Eficiência é obter bons produtos utilizando menor quantidade de recursos, que realiza uma tarefa da melhor forma possível.
Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é precisom que é certo para alcançar determinado objetivo.

Vinicius Caro disse, em 5-19-2009 às 14:54:43    

Amigos,
Resumindo, Eficiência trata-se dos dos meios utilizados para alcançar o almejado, e eficácia trata-se de ter alcaçado ou não os resultados.
Dificilmente será eficiente sem ser eficaz, mas nem sempre será eficiente por ser eficaz.

Abraço a todos.

daniel disse, em 6-2-2009 às 16:53:03    

Estou um pouco cansado de bla bla bla de Administração, falando sobre definições inventadas recentemente para termos antigos, definições estas que nao existem na norma culta nem na língua vigente no Brasil. Um exemplo são essas explicações sobre a diferença da Eficiência, Eficácia e Efetividade.
Sendo assim, exceto quando se trata de termos técnicos, se quero saber o significado de algo, eu recorro ao dicionário. Vejamos o que o Dicionário fala a respeito desses termos, e tirem suas próprias conclusões:

eficiente (latim efficiens, -entis, que produz)
(adj. 2 gén.)
1. Que funciona, produzindo o efeito esperado. = apropriado
2. Que tem competência. = capaz, competente incompetente
3. Que tem um desempenho conforme as normas.
Sinónimo Geral: eficaz
Antónimo Geral: ineficaz, ineficiente

eficaz
(adj. 2 gén.)
1. Que tem eficácia.
2. Que produz efeito.
3. Que efetua o que promete ou o que se espera (da sua virtude).

efetivo
(adj.)
1. Que existe; que se realiza; que funciona de fato.
2. Teol. Que produz efeitos.
3. Militar. As tropas que constituem uma unidade militar.
(s. m.)
4. O que é real e positivo; o que existe realmente.

FONTE: http://www.priberam.pt

claudine disse, em 6-2-2009 às 22:36:31    

bom , a diferença de eficaz e eficiencia é
que ser eficaz e você sempre ta fazendo as coisas de maneira certa e efeciente é ter assiduidade na tarefa em que for executar.

antonio carlos disse, em 6-18-2009 às 21:36:38    

Um exemplo simples relacionado ao futebol.

Um seleçao que ta disputando uma Copa, ganhou o jogo de 1 x 0 , mas durante a partida teve dois jogadores com cartoes amarelos e 3 expulsos, consiguiu ser eficaz. Mas outra seleçao ganhou o jogo por 2 x 0 sem nenhum jogador expulso, logo sua eficacia e eficiencia foi comprovada.

marco disse, em 6-28-2009 às 21:02:15    

Muito bom o artigo e os comentários postados, ambiguidade no contexto ou fora dele sempre existirão, isso que faz a diferença nas discussões, pena que na politica não são nem eficientes e muito menos eficazes.

Bruno disse, em 8-4-2009 às 11:25:52    

Mas vcs tem q saber q eficácia e eficiência andam juntos elas tem q estar ligadas para obter bons resultados, e ñ ver como duas coisas distintas.

lisandra disse, em 8-28-2009 às 13:13:42    

Nossa são tantos confrontos, que o assunto até se torna massante e sem uma definição clara. Talvez seja mais fácil compreender, procurando a informação em livros de autores confiáveis…

Eder L. Marques disse, em 8-29-2009 às 01:00:50    

Oi Lisandra,

Obrigado pelo seu comentário. O consenso não existe nem mesmo entre autores de renome.

Contudo existem linhas gerais em comum sobre vários pensadores da administração, por isso resolvi pesquisar e postar tal artigo.

Sinta-se a vontade para complementa-lo com suas opiniões e o resultado de sua busca. :)

Vinícius disse, em 8-29-2009 às 17:38:37    

Qual o autor que definiu a diferença entre eficiência (como) e eficácia (o que) considerando os objetivos, metas e ações no planejamento estratégico? Parece que realmente é melhor explicação.

Um resumo de possibilidades interessantes:

Nível estratégico:
eficiente (sim), eficaz (sim)
eficiente (não), eficaz (sim)
Atinge-se os objetivos sendo eficaz, mas nem sempre eficiente.
Exemplo: a prefeitura reduziu o índice de moradores de rua, transferindo-os para o município vizinho.

Nível tático:
eficiente (sim), eficaz (sim)
eficiente (não), eficaz (sim)
eficiente (não), eficaz (não)
Atinge-se as metas sendo eficinte ou eficaz, ou ambos.

Nível operacional:
eficiente (sim), eficaz (sim)
eficiente (sim), eficaz (não)
Atinge-se as ações estabelecidas sendo eficiente, mas não necessariamente eficaz.
Exemplo: a cirugia foi um sucesso, mas tiram o rin errado.

denise disse, em 9-2-2009 às 10:07:59    

esta resposta é muuuiiiito boa mesmo e só os inteligentes sabem!!!

riardo disse, em 9-10-2009 às 13:47:42    

as explicações e comentários me ajudaram mto em um trabalho da faculdade, sou academico do curso superior de gestão de recursos humanos. se alguem quizer add meu e-mail esta ai kadu_444@hotmail.com

beth disse, em 10-24-2009 às 16:11:46    

Muito esclarecedores os comentários…
Mas com certeza a explicação do Vinícius foi a mais completa.

JAQUELINE disse, em 12-15-2009 às 16:57:10    

digamos q…
eficiencia é cava um poço com perfeiçao, e eficacia é encontrar agua!!!

Diogo disse, em 1-6-2010 às 12:12:25    

entao é tudo isso aiii mais um bom exemplo é assim:

eficaz, é vc casar ter uma boa familia, filhos e um bom emprego eaté alguns bens em seu nome como carro e casas (de praia), comer do bom e do melhor, isso é uma vida realizada!

ser eficiente, é vc ter tudo isso e ir alem por exemplo casar-se com uma bela loira e ter essa vida “eficaz” mas sempre que puder ir alem (kkk) e ter uma linda morena onde vamos realizar a farsanha de sermos eficientes pois tambem vamso “comer do bom e do melhor” kk é pra sedivertir galera oque vc quer ser! eficiente ou eficaz?? !!!

Cezar disse, em 1-8-2010 às 12:15:00    

Para definir tudo:
Um jogador de futebol pega a bola e chuta do meio de campo e faz o gol! Gooooooolllll!! Foi eficaz.

Agora, outro jogador pega bola, sai driblando todo time adversário, da chapeuzinho, meia-lua, sainha, dribla o goleiro e faz um golaço! GOOOOLÁÁÁÁÇOAÇOAÇOAÇO! Pronto: Foi eficiente!

Eder L. Marques disse, em 1-8-2010 às 13:29:03    

Oi Cezar, obrigado pelo comentário.

Pude perceber nos comentários que algumas pessoas estão confundindo eficiência com “fazer bonito”.

Tomemos o teu exemplo. Neste caso, empiricamente, um “gol de placa” pesa tanto para o resultado da partida quanto um comum.

Eu diria que o jogador que faz qualquer tipo de gol foi eficaz. Seria eficiente se, além do gol, fizesse bons passes, ajudasse na defesa, motivação do time, etc.

Tania mara disse, em 2-11-2010 às 22:56:51    

Sempre que somos eficaz somos eficientes, a eficiencia esta ligada ao resultado, ao produto e ao objetivo final.
a eficacia vai alem, esta vinculada ao metodo como foi feito. Eficacia exige planejamento, organizacao. fazer certo e de maneira certa.
Não ficar preso somente ao fazer, mas sim fazer da melhor maneira possível. okk..

Tania mara disse, em 2-11-2010 às 23:00:07    

Opa ta escrito meio erradinho sem letra maiuscula algumas palavras, mas acho que consegui, fazer um comentario legal…

yassmin disse, em 2-28-2010 às 17:26:23    

ola,gostei da maneira como tania mara definiu estes 2 conceitos, pois e possivel ser as duas coisas ao mesmo tempo e ser tb cada uma das coisas em separado, podemos fazerc com eficacia determinada coisa e nao ser eficiente, e vice e versa

Renato Santiago disse, em 4-6-2010 às 15:59:31    

Eficácia é mais importante que Eficiência, temos uma sorveteria no Polo-Norte

o gestor Eficiênte exige o sorvete mais gostoso sem desperdicio na produção,

mais não consegue obter lucros e é demitido.

Contratase um gestor Eficaz, o Eficaz tem

ideias e percepção de erros, axa o problema, o sorvete é gelado e aqui faz muito frio,

o Gestor Eficaz diz:
– Nosso sorvete será de yogurte!

começa a produção de sorvete de yogurte e a empresa fatura muita grana

vendendo sorvete no Polo-Norte com o Gestor “Eficaz”

ALESSANDRA disse, em 4-21-2010 às 18:52:00    

QUEM É O AUTOR DESSA FRASE ” Eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço arteziano. Eficácia é encontrar a água” ?????

Mailson Heberth disse, em 4-23-2010 às 18:36:00    

Bom, estudo engenharia de produção e tenho aula de introdução a administração e o meu professor me explicou da seguinte forma:
Você produziu algo em uma escala de tempo curta, mas com boa qualidade. Quando você colocou no mercado ele não vendeu muito.
Ou seja, a pessoa foi eficaz! Ela cumpriu com sua meta, fez o produto em pouco tempo, mas com uma qualidade boa.

Agora se fosse a mesma pessoa e no final o seu produto vendeu muito ela já foi eficiênte.

Bom, foi dessa forma que me explicaram, espero que alguem futuramente leia ou me critique se estiver errado.
Abraço

Nágila disse, em 4-25-2010 às 03:23:14    

Há pouca diferença entre elas.Porém ser eficinte e ser eficaz é importante para uma empresa.Creio que não há uma melhor que a outra..
Ser eficinte é utilizar produtivamente ou economicamente seus produtos, e ser eficaz é realizar seus objetivos!

Oppenheimer disse, em 5-11-2010 às 16:59:53    

Eficaz é resolver determinado assunto.
Eficiente é resolver da melhor forma possível.

LIDIANE disse, em 5-12-2010 às 14:58:08    

Ótimo documentário. Me ajudou bastante!!!

LIDIANE disse, em 5-12-2010 às 15:00:43    

Boa tarde!

Alguém tem algum documentário sobre administração e orçamento empresárial?
Se tiverem, por favor me enviem!!!
Obrigada!!!

Habilidades não técnicas de um DBA :: Tutoriais CTDO - Sua Base de Tutoriais Online disse, em 5-13-2010 às 05:42:02    

[...] e o outro diz respeito a como o problema está sendo resolvido. Para auxiliar, recomendo este, este e este artigo, além do vídeo abaixo, que exemplifica a diferença entre eficácia e eficiência. [...]

Andressa Brito disse, em 5-27-2010 às 09:37:15    

Excelente definição de ambos os conceitos =]

Angelo Felipe disse, em 5-27-2010 às 22:48:15    

como sou fã d futebol,tenho um exemplo talvez bom,ñ sei se certo.

Flamengo x Fluminense.

o time do fluminense durante a partida joga em melhor q o flamengo,porém,o time do flamengo ao final do jogo q ñ jogou nada,mete um gol e ganha por 1 x 0.

conclusão: o time do fluminense foi bastante eficiente, mas o time do flamengo,mesmo ñ sendo eficiente, foi eficaz por alcançar a meta q é vencer o jogo.

Denis Amorim disse, em 6-21-2010 às 14:13:08    

Ótima definição de eficácia e eficiencia. Você explicou bem e com bons exemplos.

monica disse, em 6-22-2010 às 18:52:24    

Estou bem confusa com td isso. Encontrei MUITOS textos que dizem exatamente o contrário do que vc propõe. Então… qual é o certo? Para isso coloco abaixo o texto do site http://www.artigonal.com/gestao-artigos/eficiencia-e-eficacia-a-sutil-diferenca-1931383.html

Eficiência trata de COMO fazer. Fazer certo aquilo que se propõe a fazer. Produzir sem erros ou produzir mais com menos recursos.
Eficácia trata do O QUE fazer, de fazer as coisas certas na hora mais acertada, é escolher qual o caminho a ser seguido.
O ponto de convergência das duas está em uma vez escolhido o caminho ou tomada a decisão (Eficácia), executar de forma produtiva, em tempos adequados, nas quantidades certas e no tempo previsto é Eficiência. Um bom exemplo é pensarmos em uma partida de futebol onde um time de craques passa a bola com perfeição, faz lançamentos longos e de beleza plástica incomparável, os jogadores dão dribles desconcertantes no adversário, trocam passes com apenas um toque. Desta forma estão sendo eficientes, ou seja, fazendo certo aquilo que tem que fazer. Já o adversário num único lance vai ao ataque numa troca de passes sem muita classe, com jogadores quase se atrapalhando mas quando chega na área, num único chute, marca o gol da vitória (eficácia).

Eder L. Marques disse, em 6-22-2010 às 21:23:07    

Oi Mônica.

Foi exatamente devido a esta confusão que resolvi escrever este artigo, há algum tempo atrás.

O caso que você aponta – do jogo de futebol – tem uma mudança de foco quando da análise, o que torna o exemplo incorreto. Vejamos:

Qual seria a meta?
Vencer o jogo.

Como vencer da melhor maneira?
sem levar cartões, não tomando gols, sem ninguém sair machucado, etc.

Acontece que em uma partida, apenas um time pode ganhar, correto? Então de NADA adianta jogar bonito e perder. Você não está sendo eficiente por está mostrando um futebol mais bonito, já que perdeu a partida.

Seria a mesma coisa que você ir a uma entrevista, preparada, bem vestida, com um bom curriculum, mas perder a vaga para alguém que foi de bermuda e com apenas 2o grau, você foi eficiente? Creio que não, já que não ficou com o cargo.

Uma comparação válida nesse sentido seria:
- O Brasil ganhou a copa de 70 e 94. Ambas as seleções foram eficazes (atingiram a meta – vencer a copa). Mas qual foi mais eficiente?

Conseguiu entender a diferença?

Um abraço,


Eder L. Marques

Mônica disse, em 6-23-2010 às 09:37:04    

Ok Eder… entendi sua explicação. Mas na visão da maioria dos autores (inclusive de um professor meu) ser eficaz é melhor e mais produtivo que ser eficiente. O exemplo que vc dá, do Cláudio e da Eliza, diz exatamente o contrário. Eu dou aulas em um curso de capacitação e usei seu material como texto base para explicar o assunto. Um aluno veio me questionar. Por favor, reforce essa idéia para que eu possa esclarecer a eles. Agradeço sua atenção.

valtanir dias vieira disse, em 7-3-2010 às 21:44:35    

Boa noite! Achei muito própria sua explicação e na verdade gostaria de saber se foi feito um artigo científico a respeito desse assunto ou se tem alguma obra (livro) publicado com esse mesmo teor. O motivo: pretendo utilizá-lo em uma monografia (pós-graduação) e na minha instituição, as bancas “não gostam” de artigos da Internet, contudo, o seu exemplo encaixou muito bem em minha teoria de base. MUITO OBRIGADO

Eder L. Marques disse, em 7-7-2010 às 23:20:22    

Olá Valtanir,

Obrigado pelos elogios. Ao escrever o artigo, achei complicado encontrar material em artigos acadêmicos e em livros. Devido a essa dificuldade, elaborei este artigo, baseado em experiência e do que li ao longo dos anos.

Com relação a citação, em artigos acadêmicos do mestrado que estou fazendo costumo citar alguns sites que possuam material relevante, quando cabe ao tema. Seria algo como:

Marques, Eder L. (2008) Eficaz ou Eficiente? Saiba a diferença [Online]. Disponível em http://administrando.net/eficaz-ou-eficiente-saiba-a-diferenca/ (Acessado: 07 de Julho de 2010)

Este é o formato de Harvard, que é o que mais trabalho, mas você pode adapta-lo facilmente ao formato ABNT.

Um abraço.

rogério braga disse, em 7-8-2010 às 08:46:56    

olá bom dia a todos.
li no aurélio que Eficiência é atingir um resultado esperado e eficacia é somente atingir um resulstado, está certo ou falata acrescentar alguma coisa?

Agnon Fabiano disse, em 7-8-2010 às 13:29:09    

Alguém discorda da seguinte simplificação?

Eficiência – prioriza os meios.
Eficácia – prioriza os fins.

Eder L. Marques disse, em 7-8-2010 às 22:48:47    

Rogério,

O Aurélio, assim como o Rouaiss, trazem os conceitos de eficácia e eficiência como sinônimos.

Essa distinção é dada e fortalecida dentro do vocabulário da administração de empresas.

Agnon,

A sua simplificação capta uma parte importante da essência – a eficácia é cumprir a meta (o fim) – a eficiência é a maneira como se cumpre a meta (prioriza os meios de como alcança-la), contudo, na minha opinião, ao se resumir assim perde-se um pouco do contexto, tornando fácil confundir. Prefiro gastar mais algumas palavras e deixar claro, do que poupar e ainda ficar nebuloso.

De qualquer modo, obrigado a todos pelos comentários!

rafael disse, em 8-6-2010 às 08:08:06    

eficaz:qando cumpro COM A Minha meta na data PREVISTA. EFICIENTE:QANDO CUMPRO COM A MINHA META ANTES DO TEMPO PREVISTO.ENTAO ALEM DE SER EFICAZ TAMBEM FUI EFICIENTE

Carlos disse, em 8-25-2010 às 19:26:46    

Olá.
Entendo a intenção de classificar estrategicamente as realizações. No entanto, as palávras eficaz e eficiente são sinônimos. Portanto, alguem, um dia, inventou essa história que foi perpetuada nos cursos de GE.
O melhor é sempre fazer o melhor com menos custos e mais lucros.
Sds.

Angélica Aires disse, em 9-22-2010 às 17:03:01    

Melhor explicação que já busquei na net..
aprendi a diferença.

Derek disse, em 9-28-2010 às 14:06:23    

Pelo amor de deus, que debate! lol(laughing out loud).
eficaz – atingiu a meta (realia o que foi proposto)
eficiente – melhor aproveitamento dos recursos, sem desperdício (mínimo de perda).

obs: eu diria que a michele não foi eficiente ao realizar seu comentário, pois gastou 3.510 caracteres para simplismente definir ambos termos lol. Espero que todos foram eficazes ao entender os termos. Eu fui! =D (entrei no site com o propósito de aprender os 2 termos, conclusão bem sucedida).

Leonardo disse, em 10-24-2010 às 08:19:40    

Planejamento Estratégico, Tático e Operacional são coisas distintas, fazem parte dos Níveis de Organização!

Jéferson disse, em 10-29-2010 às 12:46:53    

Nesse artigo se explica bem a diferença entre eficiente e eficaz,a não ser por um pequeno detalhe,no exemplo citado Eliza foi eficaz e não eficiente,desse jeito todo mundo vai aprender errado

LJunqueira disse, em 12-1-2010 às 20:27:20    

Tenho que concordar com o Jeferson.
Eficiente: cumpriu.
Eficaz: cumpriu com melhor relação custo/benfício.

alexandre souza disse, em 1-11-2011 às 22:51:44    

É fato.
Eficácia é atingir o objetivo.
eficiência é atingir tal objetivo da melhor maneira possível, seja com menos gasto de tempo, combustivel etc.
Por lógica quem é eficiente é necessariamente eficaz, já que para alcançar o objetivo da melhor maneira ele tem que ser alcançado.
Ineficiencia, por exemplo, é gastar toda uma página para discutir um assunto que poderia ser tratado de forma simples.

Ricardo Mendes disse, em 3-3-2011 às 23:08:13    

Um exemplo mais prático de EFICIÊNCIA e EFICÁCIA.
Zé vai a uma festa com João, ambos tem pouco dinheiro e preferem gastar pouco e querem ficar bêbados mais rápido possíveis. Só que João prefere beber cerveja e Zé prefere beber pitú (cana). João demorou mais para ficar bêbado e gastou mais dinheiro com a cerveja e Zé ficou bêbado mais rápido e gastou menos dinheiro que João.
então…
João só foi eficaz porque ficou bêbado e Zé foi eficiente e eficaz porque ficou bêbado mais rápido e gastou menos dinheiro.

Eder L. Marques disse, em 3-4-2011 às 10:08:04    

Oi Ricardo,

Apesar de nada convencional, o seu exemplo está correto. :)

Obrigado por participar.

Newton disse, em 3-6-2011 às 09:47:08    

O dicionario Aurelio diz que eficiente e eficaz é a mesma coisa. O que voce me diz disto?

amercia pereira disse, em 3-15-2011 às 11:27:58    

queria uma exemplificação dos dois ?

amercia pereira disse, em 3-15-2011 às 11:32:02    

um exemplo mais serio.

Cíntia disse, em 3-22-2011 às 14:32:40    

Desculpe-me mas não concordo com a explicação da tânia mara… acho que ela confundiu os termos eficiência e eficácia não ?

WILL disse, em 3-23-2011 às 11:05:03    

BOM DIA, GOSTARIA DE SABER SE EXISTE EFICÁCIA SEM EFICIÊNCIA? (PERGUNTA VOLTADA PARA O MEIO ADMINSTRATIVO)

AGUARDO RESPOSTA.

ISRAEL disse, em 3-30-2011 às 08:52:35    

MUITO BOA EXPLICAÇÃO. TINHA DUVIDA SOBRE ISSO, E AGORA QUE ESTOU ESTUDANDO PARA ADM. CONCURSO DO COBRA, SAI EM BUSCA DESSE ESCLARECIMENTO. NAS PROVAS DE ADM, AS BANCAS EXIGEM MUITO ESSE FATOR.
CONTINUE AJUDANDO. OBRIGADO.

Rubens Pinheiro disse, em 4-14-2011 às 15:19:46    

Minha resposta ao WILL:

“Todo eficiente é eficaz, mas nem todo eficaz é eficiente”

Carolina disse, em 5-6-2011 às 17:08:14    

Olá gostaria de um exemplo de eficaz negativa e eficiencia negativa.

Obrigada

Ana Maria disse, em 5-10-2011 às 20:25:11    

Colegas trabalho com educação de jovéns, posso estar enganada, mas acredito que eficaz é ensinar com qualidade o básico exigido no CBC, e eficiente e ir além, ensinando mais com qualidade. Como: Eficaz entregar os resultados no prazo determinado e eficiente antecipar a entrega dos resultados.Acostumamos dizer: “Você é eficientíssima.”
Se descordam quero saber, se me convecerem mudarei minha fala. obrigada.

Ana Maria disse, em 5-10-2011 às 20:31:05    

Eficiente é além de eficaz por isso não existe um sem o outro. Para ser eficiente tem que antes passar pela etapa de ser eficaz, atingindo assim um patamar mais elevado no seu desempenho profissional, seja lá qual for.

Alan Eannes disse, em 5-11-2011 às 10:35:21    

o exemploa láááá em cima de jogar a cadeira de um andar para o outro, e do atiraor foram perfeitos..e receberama chave de ouro com o comentario de Rubéns…

Rubens Pinheiro disse, em 4-14-2011 às 15:19:46
Minha resposta ao WILL:

“Todo eficiente é eficaz, mas nem todo eficaz é eficiente

fernando francisco simão disse, em 6-6-2011 às 05:22:01    

eficiente é todo o individo que faz as coisas em curto espaço de tempo.

Andressa disse, em 7-5-2011 às 18:03:21    

Bom na verdade o eficaz se importa com o objetivo e o eficiente com o desenvovimento e o objetivo !

Twittesoteric disse, em 8-1-2011 às 02:36:41    

Vi uma afirmação completamente oposta a essa, dada por um adm. de empresas: “Sempre que somos eficazes somos eficientes, porém o inverso não é verdadeiro.”
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/eficiencia-x-eficacia/26805/

Twittesoteric disse, em 8-1-2011 às 03:07:58    

Me parece que ser eficiente é fazer tudo certo sem necessariamente conseguir atingir o objetivo desejado, e ser eficaz é atingir o objetivo desejado sem necessariamente fazer a coisa certa(adequada) pra isso.
Então,a meu ver: nem todo eficiente é eficaz e nem todo eficaz é eficiente.

Eder L. Marques disse, em 8-2-2011 às 19:20:54    

Olá,

Os erros de conceito no artigo mencionado são até bastante comuns. Veja, não é possível ser eficaz se o objetivo não foi atingido, pois nesse caso você teria sido ineficaz.

Como explicado aqui, incluindo várias colaborações nos comentários, se você antigiu o objetivo você foi eficaz. Se você atingiu o objetivo e ainda otimizou recursos (tempo, dinheiro, pessoal, etc) você foi eficiente. :)

Espero ter ajudado.


Eder L. Marques

Rodrigo Reis disse, em 8-27-2011 às 14:24:05    

Execelentes comentários, foi de grande ajuda está dinamica

Flavio disse, em 9-11-2011 às 03:41:51    

Eficácia é a ação de realizar o que foi proposto dentro do prazo, cumprindo a meta, portanto se restringe ao nível tático. Uma pessoa realiza ou não uma tarefa de forma eficaz, não existe meio termo.
Eficiência diz respeito à qualidade ou precisão (margem de erro) com que foi realizada a ação, portanto se restringe ao nível operacional. É possível comparar a eficiência de uma pessoa com a de outra. Exemplos: concluir a ação antes do prazo, obter um resultado melhor e etc.

Virgilio simoes disse, em 10-3-2011 às 19:16:07    

Tem uma historia que define muito bem sobre eficaz e eficacia.
um funcionario procurou o chefe para pedir um aumento, porem nao obteve exito, na mesma semana outro funcionario solicitou o aumento e o recebeu, aborrecido o primeiro questionou o chefe sobre o aumento do colega e nao ao dele.então o chefe solicitou que ele fosse ao mercado verificar quanto era o kilo da banana pois queria fazer uma confraternização para os 20 funcionarios da emmpresa. mas que depressa ele foi e em seu retorno informou ao chefe que o preço da fruta era R$2,00 o kilo.Só isso! disse o chefe.Vc tem mais alguma coisa a me informar? então mandou que o funcinario sentasse e observasse as atitudes do segundo funcionario, o qual havia recebido o aumento.Então o chefe explicou ao mesmo sobre a tal “confraternização, banana, etc” quando este retornou informou ao chefe que o kilo da fruta era de R$2,00, mas que como ele concluiu que nao seria somente servido “banana”, se informou sobre os preços da maça, da abacaxi, do mamao e da manga, aproveitou e calculou quanto seria necessario para comprar e se o mercado dava algum prazo… então está bem explicado. o 1º foi eficaz e o 2º foi o eficiente.

lucivãnia disse, em 10-16-2011 às 00:48:48    

adorei todas as respostas me ajudaram muito…

Eduardo disse, em 10-31-2011 às 20:41:30    

Prefiro simplificar dizendo que eficiência é a eficácia com qualidade.

Alexandre disse, em 11-10-2011 às 09:08:22    

Isso quer dizer que se dizemos que uma pessoa é eficiente, podemos entender que ela também é eficaz, pois para ser eficiente ela precisou antes ter sido eficaz. Correto?

Michel disse, em 11-14-2011 às 23:47:20    

objetivo: tomar café da manhã em 10 miin
se voce fez sua refeição em 10min, então foi eficaz.
mas o que aconteceu foi que tu fez a refeição em 5min, e ainda lavou a faca e o copo que sujou! Ai sim, ai tu foi quase um diaristo e recebeu um elogio pois foi EXCELENTE, ou seja, atingiu a eficiência+eficácia :B kkk

MARIA DE LOURDES NOGUEIRA GREGO disse, em 12-6-2011 às 09:34:51    

Começando minha leitura, já percebi que a gramática estava errada (na concordância verbal, pontuação, crases, etc…). Seria interessante, antes de publicar qualquer explicação, principalmente quando o assunto está relacionado à gramática, revisar o texto antes de publicá-lo. De minha parte, já vou avisando que, no que se refere às mudanças da nova gramática, ainda fico confusa quanto a algumas diferenças na grafia. Preciso também pesquisar melhor as regras.

Eder L. Marques disse, em 12-6-2011 às 11:52:21    

Olá Maria,

Obrigado pelo seu comentário. Em primeiro lugar, o texto não está relacionado à gramática, mas a administração. Considerando apenas o dicionário e não o contexto em que são aplicadas, os dois verbetes são sinônimos. Esse não foi o foco.

Os textos são revisados antes de serem publicados,e este em especial adota a linguagem coloquial. Em relação a possíveis eros de “gramática”, sinta-se a vontade para apontá-los, pois teremos prazer em corrigi-los. :)


Eder L. Marques

Sérgio Feijó disse, em 12-16-2011 às 08:11:30    

Quando fazemos o solicitado, com resultado esperado, somos vistos. Agora,colocar CONHECIMENTO (entender o que se está fazendo – aplicar método científico e/ou técnico)para aplicar ferramentas de controle, HABILIDADE(desempenhar com o menor tempo e economia de material ou recursos, observando a qualidade) para realizar com tranquilidade e ATITUDE (PRO ATIVIDADE / condizente com pensamento crítico a ponto de interferir na tomada de decisão rápida)para evitar acumulos, pode surpreender e diferenciar um funcionário de um Talento Humano.

adalberto disse, em 1-11-2012 às 13:15:56    

resposta satisfatoria

Morgana disse, em 1-20-2012 às 16:54:01    

eficaz e eficiente são sinônimos, ou seja, querem dizer a mesma coisa, por isso que ninguém sabe diferenciar um conceito do outro: não há diferença!!!!! coisa de administrador que quer inventar coisa… já não há conceitos suficientes?

Neto disse, em 1-30-2012 às 21:18:03    

Valeu por todas essas explicações

Clayton disse, em 2-13-2012 às 19:04:37    

Ser eficaz é acabar com a dor de cabeça decaptando o doente, ser eficiente é tomar um remedinho e a dor de cabeça passar

Katia Aparecida Ferreira disse, em 2-22-2012 às 11:25:21    

Aprendi que ser eficiente e fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade. Ser eficaz e fazer um trabalho que atinja tal resultado esperado.

Carlos disse, em 3-7-2012 às 12:10:06    

Um general é eficaz quando ganha a guerra. É eficinte se ganhar com o menor número de perdas de soldados.

kleysson afonso disse, em 3-16-2012 às 14:32:54    

Todos os comentários dados a essa enquete com certeza são EFICIENTE e EFICAZES. Poque pra mim conseguiu algo impar que foi o resultado em equipe e isso sim é ser EFICIENTE E EFICAZ, pois somou a eficacia de uns e eficiência de outros. Chegando ao resultados pessoas felizes e satisfeitas com o que escrevem e pessoas felizes e satisfeitas com o que leram.

Paulo Roberto disse, em 3-19-2012 às 10:23:38    

Entrei aqui para esclarecer uma dúvida e acabei tendo uma aula ótima. Parabens pela postagem. O artigo foi mais de eficaz. Forte abraço.

Rosayres de Moraes da Silva disse, em 3-29-2012 às 15:06:33    

Eder,

Essa foi a melhor explicação sobre as palavras eficácia e eficiência de que já tive conhecimento. Como todo o texto sobre o assunto; claro, objetivo e inteligível.

Rosayres

Matheus disse, em 4-2-2012 às 17:00:15    

Eficácia
Alcance dos objetivos propostos por uma organização.

Eficiência
Melhor ou correta utilização dos recursos de uma organização.

carlos montenegro disse, em 4-12-2012 às 13:08:06    

Gostei..
parabens embora muitos
comentarios, todos levam
ao mesmo resultado espero que me ajude.
vou prestar concurso publico
e tem esse tema na area especifica.

bom trabalho.
gostei muito.

abrigado!

Eficácia ou eficiência? « Voo do Galo disse, em 4-26-2012 às 08:53:54    

[...] somos blog de português, mas é importante que o comunicador saiba a diferença dos dois conceitos. A eficácia é quando se consegue atingir a meta do planejamento e eficiência é quando se [...]

Neudo Cordovil Araujo disse, em 5-18-2012 às 10:57:38    

Cada um deve se especializar na sua área de conhecimento. A meu ver os termos eficiência e eficácia estão mais associados à área de Administrasção.

gleidson disse, em 5-27-2012 às 03:16:11    

Meu professor de gestão disse que matar uma mosca com uma bazuca é eficaz, porém eficiente seria matar a mesma mosca com uma espingarda de chumbo. ;)

leila souza disse, em 6-6-2012 às 11:09:25    

Bom! seja efiente que vc chegará na eficacia.

Liliane Freire disse, em 6-10-2012 às 00:37:33    

acredito que ser eficaz é a realização do plano de negocio com um certo recurso e ser eficiente é realizar o mesmo plano com menor recurso possível. a eficiência é fazer o planejamento estrategico com o menor e melhor aproveitamento do recurso. Diminuindo os custos e assim aumentar os lucros. Isso na administração.

valeu.

Saulo André disse, em 6-12-2012 às 09:44:58    

Eficácia: Fazer o que foi planejado, dando os resultados planejados.

Eficiência: Fazer o que foi planejado, dando resultados melhores que os planejados.

Simples assim!

Paulo Ferreira disse, em 6-19-2012 às 11:10:35    

Em minha opinião eficiência é fazer muito com poucos recursos, e Eficácia não é mas do que atingir uma meta, os dois atingem a meta so que um com menos gastos. (eficiente)

José disse, em 7-24-2012 às 23:23:59    

Hoje meu professor de logística inovou, deu a seguinte definição:
Eficiência, está ligado a “quantidade” enquanto que Eficácia está relacionado a “qualidade”.

Jovelti A. Garcia disse, em 7-27-2012 às 15:52:46    

Caríssimos,
Depois de tudo o que lí e pesquisei ( e não foi pouco ), cheguei á conclusão de que:

Eficácia: atingir os objetivos propostos.

Eficiência: atingir os objetivos propostos da melhor forma possível ( sem desperdícios ).

Eder L. Marques disse, em 7-29-2012 às 13:49:31    

Olá Jovelti,

Você compreendeu o espírito da coisa!

Eder L. Marques disse, em 7-29-2012 às 13:51:45    

Oi José,

Acredito que seu professor, na tentativa de simplificar, acabou complicando um pouco as coisas. O texto – bem como os excelentes comentários – poderão te ajudar a esclarecer melhor o assunto.

Eldo Durães de Souza disse, em 8-3-2012 às 12:35:42    

Eficiência diz respeito a cada uma das partes executar bem o seu papel. Eficácia diz-se da compleição do processo, o alcançar o objetivo final.
Exemplos:
1)A Seleção Brasileira de Futebol de 1982 jogadores eficientes, lindos gols, lindas jogadas, mas a Itália é que foi eficaz: Ganhou o título de Campeã.
2)Imaginem dois times iguais ao Barcelona, com as mesmas pontencialidades de jogadores, de comições técnicas, equipamentos técnicos, empenho e desejo de levar o título. Na disputa no tempo normal, empate, na prorrogação, empate de novo; chegará um momento na disputa por pênaltes que uma equipe levará o título. Essa será a equipe eficaz embora ambas sejam eficientes.

hamilton disse, em 8-7-2012 às 08:34:57    

meu professor falou que a eficiencia e a eficácia sempre estão lado a lado, porém o que vai fazer realmente a diferença é a pessoa eficaz, ela terá um destaque a mais dentro da organização.

Jéssica disse, em 8-8-2012 às 12:38:04    

Engraçado meu professor disse as coisas totalmente ao contrário. Eficaz é fazer algo a mais, e eficente fazer o que foi pedido para fazer.

Jefferson disse, em 8-16-2012 às 17:27:04    

Eficaz dar minha explicação de eficaz.
Eficiente dar minha explicação de eficaz e apagar todos os demais comentarios daqui.

Cleia Marques disse, em 8-22-2012 às 17:22:34    

Eder gostei muito do tema; por incrivél que pareça me deparei na mesma situação em sala de aula essa semana. É bem isso como vc relatou muitos alunos ou não sabem ou não tinham confiança em falar a diferença de ser Eficiente e eficaz. (silêncio geral)
O tema é velho mais o assunto será sempre Novo.
Muito bom vou recomendar para minha turma.

Eder L. Marques disse, em 8-24-2012 às 01:17:53    

Oi Hamilton,

Concordo que eficácia e eficiência andam lado a lado, mas o destaque vai para os eficientes, que atingiram o objetivo (foram eficazes) utilizando menos recursos.

Ronaldo Vitoriano disse, em 9-6-2012 às 15:50:10    

Vou resumir o que minha professora me falou:eficiência é como o time do Barcelona jogou contra o Chelsea,Mas eficaz mesmo foi o Chelsea que venceu a partida com o gol do brasileiro Ramires.

ingrid siqueira disse, em 9-14-2012 às 14:42:17    

Maria foi a loja X para comprar uma nova TV para sua sala. O vendedor que atendeu Maria demonstrou todos os recursos da TV, suas funções detalhadamente, além de seus benefícios. Mas infelizmente não tem perícia em vendas e não teve jogo de cintura para fechá-la. neste caso o vendedor no caso da demonstração da TV foi:

Eder L. Marques disse, em 9-14-2012 às 21:38:13    

Oi Ingrid,

Considerando que nesse caso o objetivo do vendedor era que a cliente comprasse a TV, ele não foi nem eficaz nem eficiente, pois não atingiu o objetivo.

Ele teria sido eficaz se tivesse vendido a TV, e eficiente, por exemplo, se tivesse vendido dando o menor desconto possível.

Eder L. Marques disse, em 9-14-2012 às 21:41:10    

Oi Ronaldo,

No seu exemplo, o Barcelona não pode ter sido eficiente tendo perdido a partida, a menos que o objetivo não fosse vencer, o que é improvável.

Artilharia leve e eficaz – Vida Cancheira disse, em 10-3-2012 às 18:33:09    

[...] para o entendimento; apesar da eficácia dos ingleses, os gregos eram mais eficientes. Sim, eficácia e eficiência são coisas (BEM) [...]

Jorge Costa disse, em 10-31-2012 às 14:34:03    

A sua definição é correta, porem muito confusa. Foi eficaz, mas não eficiente.

Luiz Guilherme disse, em 11-6-2012 às 17:54:25    

desde o ano passado venho estudabdo isso fiquei meio confuso mais até q fim estou bem esclarecido para fazer a prova outra vez que vai cair esse assunto.

Edinamar Tormim disse, em 11-7-2012 às 13:32:52    

Eficiente é aquele que faz, independente de certo ou errado. Eficaz é aquele que faz certo e atinge o objetivo.

Ismael disse, em 11-15-2012 às 16:24:50    

Dicionário Aulete

eficaz

A A A A
(e.fi.caz)
a2g.
1. Que produz ou realiza aquilo a que se destina (vacina eficaz). [ antôn.: Antôn.: ineficaz. ]
2. Que realiza bem e com eficiência as tarefas que lhe cabem (secretária eficaz); CAPAZ; PRODUTIVO
3. Que contribui, que é útil para que se atinja certo resultado,: Sua orientação e seus conselhos foram muito eficazes e eu fiz uma boa prova.

[Superl.: eficacíssimo.]
[F.: Do lat. efficax, acis. Sin. ger.: eficiente.]

Read more: http://aulete.uol.com.br/eficaz#ixzz2CJyAyVV2

eficiente

A A A A
(e.fi.ci:en.te)
a2g.
1. Que consegue o efeito esperado.
2. Que realiza bem tarefa, trabalho etc., obtendo bons resultados com um mínimo de dispêndio (tempo, recursos, energia etc.), ou dentro dos padrões aceitáveis
3. Que dispõe de qualidades, recursos, equipamento etc. para realizar certa tarefa ou obter certo resultado em boas condições (com um mínimo de erro, dispêncio, risco etc.)
4. Que, em geral, desempenha suas funções com produtividade e dentro dos padrões e normas exigidos
[F.: Do lat. efficiens, entis. Sin. ger.: eficaz. Ant. ger.: ineficiente.]

CONCLUSÃO

EFICIENTE COMPORTA A EFICÁCIA (RESULTADO DESEJADO)DE MANEIRA MAIS ECONÔMICA, MENOR TEMPO ETC, OU SEJA MELHOR.

Read more: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=eficiente#ixzz2CJxzP5su

Eder L. Marques disse, em 11-19-2012 às 13:50:49    

Olá Edinamar,

Obrigado pelo seu comentário.

Conforme já foi explicado no post e em diversos comentários, é ilógico dizer que alguém foi eficiente se este não atingiu os objetivos. Para ser eficiente não basta apenas fazer, mas fazer o que é necessário e da melhor maneira possível.

Filipe Daniel disse, em 11-26-2012 às 05:36:22    

Eficiencia: retrata-se dos mecanismos ou metodos de como realizar um trabalho.

Eficacia: realça o resultado final da eficiencia, sendo que as empresas atuais querem apenas o resultado final, sem importar-se de maneiras a usar para concretizar a meta.

Ademilde disse, em 1-16-2013 às 14:29:01    

A diferença entre eficaz e eficiente está bem clara; ou podemos dizer eficiente?
Abraço :)

Fabio disse, em 2-8-2013 às 21:33:22    

olá eder….

então só podemos mensurar eficiência dentre todos que obrigatoriamente foram eficazes, correto?

Eder L. Marques disse, em 2-22-2013 às 09:45:09    

Olá Fábio,

É exatamente isso! \0/

Um abraço,


Eder L. Marques

Eder L. Marques disse, em 2-22-2013 às 09:46:39    

Oi Bruno,

Não é bem assim. Veja o comentário do Fábio.

Obrigado.

paulo josé gonçalves de souza disse, em 3-22-2013 às 11:45:43    

Concordo com inúmeras respostas. Sempre tive este conceito de que uma pessoa eficaz é aquela que faz as coisas certas e eficiente é a pessoa que faz certo as coisas.

Estevão disse, em 3-27-2013 às 07:25:50    

Eu diria eficiente como o melhor modo de chegar a eficacia

Eficacia seria o melhor resultado obtido

e pra mim só se pode analisar como foi a eficiência se obtiver em mãos os resultados (eficácia).

Estou certo?

Sérgio disse, em 4-19-2013 às 22:16:40    

Entendo a diferença entre ser eficiente e ser eficaz de maneira um pouco diferente.
O simples fato de finalizar uma tarefa não caracteriza sua eficácia porque ela pode ter sido realizada e não cumprir o que se propunha. Quando se mensura o resultado da atividade e se constata que ela realmente cumpriu o que dela se esperava, então podemos dizer que ela foi realizada com eficácia.
Enquanto a eficiência está relacionada com a realização em si, uma inferência qualitativa, a eficácia requer uma avaliação mais profunda do propósito do que está sendo realizado: uma inferência quantitativa, um juízo de valor, uma mensuração.
Qual é o proposito de vender? Realizar o desejo do vendedor, do cliente ou de ambos?
Vender toda a cota no prazo implica ser eficaz? Antes do prazo implica ser eficiente? Qual a qualidade dessas vendas? E se as vendas foram feitas mediante promessas que não possam ser cumpridas? Em longo prazo essas vendas se sustentarão?
Então vender de qualquer maneira e atingir as metas podem ser um indicativo de eficiência, más qual era realmente esse o propósito? Pode-se garantir que ele se repetirá com o mesmo público? O cliente ficou satisfeito e voltará a comprar? Se sim, então o vendedor foi eficaz.
Usando outro exemplo: Municiada, uma arma dispara todas as vezes que o gatilho e pressionado: é eficiente. Acerta o alvo? Se sim é eficaz. Mirando no alvo e disparando é possível que ela produza resultados coerentes (tecnicamente, que seja precisa), entretanto isso não significa que o alvo seja necessariamente atingido (tecnicamente, que sejam disparos exatos). O resultado esperado é atingir o alvo: ser eficaz.
Mais outro exemplo: Qual o proposito de tratamento de determinada doenças: Desejável a cura, porem aceitável pelo menos os seu controle. Pois bem: os coquetéis anti-aids controlam a doença, portanto são eficientes no seu tratamento. Porém não são eficazes porque não curam a doença.

Obrigado

Max Ribeiro Mestre disse, em 4-23-2013 às 13:36:03    

Olá Eder,
os seus exemplos e respostas foram bem claros e me fez compreender os termos.
Obrigado!

Eder L. Marques disse, em 4-23-2013 às 14:09:28    

Oi Estevão,

Na verdade, só podemos falar em eficácia quando chegamos ao resultado desejado, quer seja ganhar uma partida de futebol, vencer uma licitação ou bater uma meta de vendas.
Já a eficiência é uma análise feita em relação aos resultados eficazes, e parte dos pressupostos da tarefa em questão.

Exemplo: dois motoristas têm 10 entregas para fazer em um dia.
a) Ambos entregaram as 10. Ambos foram eficazes. O 1o utilizou menos gasolina que o 2o, então o 1o foi eficiente.
b) Um entregou 10, o outro entregou 9. Então apenas um foi eficaz. Não tem sentido dizer que ele foi mais eficiente do que o outro, já que este sequer completou a tarefa.

Eder L. Marques disse, em 4-23-2013 às 14:17:11    

Oi Paulo,

Tenho a impressão de que esses “trocadilhos” com os conceitos são coisas de professores que não entendem bem o conceitos, e mais confudem do que ajudam. Na minha humilde opinião, “fazer as coisas certas” e “fazer certo as coisas” não nos diz muito.

Antonio, Roberto e Cláudia estudavam no mesmo colégio, e tinham que tirar no mínimo um 7 para passar de ano.
Antonio tirou 6, Roberto 8 e Cláudia 9.
Nesse caso, o que é “a coisa? Passar de ano? Tirar 7 ou mais?
Quem fez a coisa certa?
Vocês fizeram certo as coisas?

Percebe que o conceito de “coisas certas” vs “certas as coisas” não ajuda?

Seria muito mais fácil dizer que será considerado eficaz quem cumprir a meta (passar de ano), e eficiente quem fizer isso da melhor maneira possível. Considerando _apenas_ a questão nota, Cláudia foi mais eficiente que os demais.

Eder L. Marques disse, em 4-23-2013 às 14:36:15    

Olá Sergio,

Acredito que em alguns momentos você misturou um pouco os conceitos.

Quando estamos dizendo que algo é eficaz ou eficiente, estamos estabelecendo critérios de avaliação. Saber qual é o proposito de vender pode levar a diversas respostas dependendo de a quem a pergunta é feita (marketing, comercial, acionista, etc).

Classificar algo como eficaz ou eficiente não deixa de ser um juízo de valor, e assim assume certas premissas, e podem variar dependendo do ângulo observado.

Ex. Para o gerente de vendas, o vendedor eficaz é àquele que bateu a meta estabelecida.
Para o gerente de recursos humanos, o vendedor eficaz pode ser aquele que trata bem os clientes, chega no horário e não apresenta absenteísmo.

O importante é que _todos_ sejam classificados utilizando as mesmas condições, ou seja, ora o gerente considere eficaz quem bata a meta de vendas, ora quem venda o mínimo possível a crédito.

Um exemplo de mudança de ângulo é exatamente seu exemplo sobre doenças e seus respectivos medicamentos.

É sabido que até o momento algumas doenças tem cura e outras não. A partir disso, a indústria farmaceutica cria medicamentos.
Um anti-inflamatório é criado com o objetivo de eliminar uma infecção, logo pode ser considerado eficaz se cumprir com esse objetivo.
Já o coquetel anti-aids não é criado com o objetivo de curar a doença, mas de controla-la, logo não pode ter sua eficácia medida por algo que ele não se propõe a fazer. Ninguém compra o coquetel achando que irá ficar curado. Ninguém toma insulina para curar a diabetes, mas para controla-la, então não posso dizer que a insulina é ineficaz por não ter curado a pessoa.

Nesse caso, a eficácia de curar ou não a aids está relacionada à pesquisa científica nessa área, e não ao coquetel. O coquetel, até então, é eficaz em seu objetivo de controlar a doença.

Abraços,

Eder

Glaucio Marques disse, em 9-4-2013 às 17:59:21    

Ótimas explicações e exemplos fáceis de absorver .
O exemplo da compra de frutas é muito bom e antigo , mas , é sem dúvida muito explicativo e eficiente .

San disse, em 10-16-2013 às 20:40:39    

EFICIENTE: É O MEIO para se atingir um objetivo de forma a trazer bons resultados;

EFICAZ: É O RESULTADO conseguido quando se usou determinado meio para se atingir o objetivo com sucesso esperado ou superado.

Speck Neto disse, em 12-5-2013 às 01:00:56    

Eficiência e eficácia são apenas sinônimos.
O Português já uma língua deveras prolixa, para ainda, inventarem ambiguidades…
Sejam simples, que tudo se tornará eficientemente eficaz.

Deixe um comentário

 Nome (*obrigatório)

 E-mail (*não será exibido)

 Website (*opcional)

Avise-me quando alguém postar uma nova mensagem aqui

Nota: caso seja seu primeiro comentário, aguarde a moderação

Sobre o site

    Gestão, Marketing e Finanças na era da informação. Melhor desempenho com menores gastos. Marketing mais efetivo, relacionamentos mais produtivos . Como gerenciar melhor suas finanças e seu tempo.
    Artigos, dicas e truques por Eder L. Marques.

Categorias

Artigos recentes

Comentários

  • Michele Ochoski: Olá! Muito bom o artigo, me ajudou muito! Preciso de uma cadeira boa porque trabalho o dia todo...
  • Speck Neto: Eficiência e eficácia são apenas sinônimos. O Português já uma língua deveras prolixa, para ainda,...
  • San: EFICIENTE: É O MEIO para se atingir um objetivo de forma a trazer bons resultados; EFICAZ: É O RESULTADO...
  • Alfredo: Gostei da ideia, hein….tempo, dinheiro e saúde rsrsrs acho que é o que todos nós almejamos. Me...
  • Glaucio Marques: Ótimas explicações e exemplos fáceis de absorver . O exemplo da compra de frutas é muito bom e...

Visite também

Arquivos